quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Geologia de Vênus

Vênus é uma espécie de gêmeo geológioco da Terra porque a sua superfície foi moldada da mesma maneira que o nosso planeta. Três forças criaram a paisagem do planeta Terra, duas delas também moldam o planeta Vênus:
  • vulcanismo (a libertação de rocha em fusão, ou magma, de um interior quente);
  • e a tectônica  (tensões nas rochas da crosta que criaram as montanhas e vales).
Há também um milhão de crateras de impacte (formação geológica dominante na Lua), mas Vênus, assim como a Terra, é geologicamente ativapara que os impactes dominem a sua geologia. O que falta a Vênus é uma erosão intensa pela água e pelo gelo que constantemente remodelam a superfície da Terra.

Como a Terra, Vênus tem grandes montanhas, tanto de origem vulcânica como tectônica e seus maiores vulcões parecem-se muito com as montanhas Mauna Kea e Mauna Lea, no Havaí. Seu número de montanhas vulcânicas perde para o da Terra, mas são igualmente altas.

Em Vênus há montanhas análogas às montanhas dos Himalaias e do planalto Tibetano, são elas, respectivamente: montes de Maxwell e o Ishtar Planetia. Mas em geral, as montanhas e outras atividades geológicas são semelhantes nos dois planetas.

As diferenças mais notáveis são que, em Vênus, falta a tectônica de placas que é responsável pelas diferenças em nosso planeta entre continentes grafíniticos e as bacias basálticas oceânicas. E também parece que Vênus sofreu um cataclismo global há cerca de 500 milhões de anos, em que a maior parte do planeta ficou submerso em lava num intervalo de tempo (geológicamente) curto. Não há nada na história da Terra que se compare a tal evento.

As causas dessas duas maiores diferenças são hoje muito discutidas por geólogos. Assim fazem-se as mesmas perguntas sempre: porque razão os planetas gêmeos, tão semelhantes em muitas as pectos, divergem, todavia, em outros aspectos fundamentais?

Fonte: http://www.geofisicabrasil.com/artigos/41-opiniao/3042-geologia-de-venus.html
Fonte da fonte:
Física 2100 - Autor: Carlos Costa - 21/01/2011
Porque será que gêmeos idênticos (seres humanos) sempre tem um ponto de divergência: gostos, manias? Poderiam gêmos serem tão iguais a ponto de viverem vidas iguais? casarem-se com mulheres iguais? Terem mortes iguais? Não seria um acaso terem nascido da mesma forma, mas um fato percorrerem caminhos diferentes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário